Uma preocupação comum para quem está pensando em contratar um consórcio para compra de um carro ou imóvel é em relação à segurança. Nada mais natural, afinal, estamos falando sobre bens de alto valor, que exigem atenção redobrada em sua aquisição.

Por este motivo, separamos neste artigo algumas dicas para você aderir a esta modalidade de compra parcelada com tranquilidade, garantindo que seu objetivo seja realizado sem dor de cabeça no processo. Confira!

5 dicas para contratar um consórcio com segurança

Veja abaixo os cuidados que você deve tomar na contratação de um consórcio para compra de imóvel ou carro:

1.Escolha uma administradora de confiança

Na hora de aderir a um plano de consórcio, é fundamental buscar referências sobre administradoras de confiança para gerenciar seu investimento. Peça recomendações e converse com a equipe de atendimento da empresa para tirar todas as suas dúvidas. Vale a pena também fazer buscas na internet, especialmente em sites como o Reclame Aqui, que podem mostrar se existem clientes insatisfeitos com a gestão dos consórcios.

2.Entenda bem as condições e cláusulas do contrato

Muita gente não lê contrato, mas, na compra de um bem de alto valor, esse comportamento é essencial. De preferência, peça uma cópia do documento antes da assinatura, para poder ler com atenção e anotar todas as dúvidas a serem solucionadas na adesão ao plano.

3. Desconfie de promessas de contemplação

A partir de sua entrada no grupo de consórcio, você pode ser contemplado a qualquer sorteio realizado mensalmente, mas nenhuma administradora pode prometer uma data exata de quando isso vai acontecer. Desconfie se a empresa com a qual está negociando fizer alguma promessa do tipo.

4. Cuidado ao comprar cotas de terceiros

Caso esteja comprando a cota de consórcio de outra pessoa, ainda assim é preciso entrar em contato com administradora e checar todas as informações a respeito de pagamentos e condições para contemplação, assim como os requisitos necessários para a transferência de titularidade.

5. Entenda as taxas e parcelas

Quando fizer a simulação de seu plano, converse com a administradora o suficiente para entender prazo de pagamento, valor das parcelas e taxas a serem cobradas. É importante, ainda, conhecer as políticas em relação à inadimplência ou à desistência do grupo. Segundo a legislação, nestes casos, o valor pago deve ser devolvido com correção ao acontecer a contemplação da carta de crédito.

Você está pronto para fazer um consórcio?

Ficou mais tranquilo em relação à adesão a um consórcio? É importante lembrar que, quando contratado junto a uma administradora regularizada junto ao Banco Central, esta é uma modalidade de compra parcelada totalmente segura. Você apenas precisa conhecer todas as cláusulas e condições do contrato que está assinando, para entender como são os acordos em relação às diferentes situações que possam ocorrer ao longo do plano, como atraso no pagamento das parcelas ou desistência.

Está interessado em contratar um consórcio? Converse com a equipe da Novi Soluções Financeiras e faça a sua simulação!