8 dicas para planejar um casamento que cabe no seu bolso

casamento

Um casamento bonito não precisa custar uma fortuna, mas para isso é preciso que os noivos pesquisem e organizem sua vida financeira.

Não importa o tamanho da festa, os casamentos estão ficando mais caros e cheios de detalhes. Do convite à lembrancinha, o investimento é cada vez maior.

Mas, se objetivo não é esbanjar e sim marcar o início da vida conjunta de uma forma bonita e emocionante, é possível sim, planejar um casamento que cabe no seu bolso.

Quer saber como? Separamos neste artigo 8 dicas para economizar em sua festa.

Faça um planejamento

Casar não é uma decisão que acontece do dia para noite, por isso, é preciso juntar o sonho com o planejamento financeiro. Defina o que se espera da cerimônia e da festa, e a partir daí, o valor máximo que pretendem gastar.

O ideal é economizar para pagar o máximo que for possível antes do matrimônio, assim a vida conjunta começa sem dívidas.

Convide apenas as pessoas importantes para a história de vocês

Ao fazer a lista de convidados, é natural incluir todas as pessoas com as quais vocês possuem afinidade, além, é claro, dos convidados considerados “obrigatórios”, como parentes.

O casamento é um momento de celebração de uma relação e nele devem estar apenas os que tem um papel importante na história do casal.

Convidem apenas quem realmente tornará este momento ainda mais emocionante estando ao seu lado!

Busque referências

Existem muitos fornecedores para os mais diversos itens e serviços necessários para realizar um casamento. Mas não caiam no erro de contratar as primeiras opções, pois vocês podem ter problemas com a entrega e acabar pagando mais caro que o valor de mercado.

E não se esqueça daquele ditado: “o barato pode sair caro”.

Para economizar, de verdade, busquem referências com pessoas que casaram, ou em páginas de casamento como o site iCasei é um ótimo exemplo disso.

Negocie com fornecedores

Nada de fechar alguma contratação sem antes negociar o preço. Vocês podem economizar muito se estiverem dispostos a insistir na redução de valores com fornecedores.

Lembrem-se de que eles também estão interessados em fechar negócio e com quanto mais antecedência você planejar, maiores as chances de descontos!

Faça você mesmo

Que tal colocar as mãos na massa para confeccionarem juntos alguns itens?

Elementos da decoração como arranjos de mesa, lembrancinhas ou caixas de apoio podem sair por um custo muito menor se feitos pelos noivos!

Aceite ajuda

Familiares e amigos próximos estão sempre dispostos a ajudar quando o assunto é a felicidade de vocês.

Não tenham receio de aceitar ajuda, desde suporte financeiro até itens que serão utilizados na festa. Pequenos investimentos podem ter um grande impacto no orçamento dos noivos.

Peça presentes úteis

Que tal pedir por presentes que serão realmente úteis para a vida de casados?

Hoje muito melhor do que uma lista de presente, os noivos tem optado em fazer um site personalizado com os dados do casamento onde os convidados compram um presente simbólico e os noivos recebem em dinheiro.

Isso pode ajudar o casal a comprar coisas mais baratas, em promoções depois do casamento, e usar o dinheiro na lua de mel ou até mesmo para dar a entrada em uma casa nova.

Planeje a compra da casa própria

Todo casal tem o sonho de casar e ir morar na casa própria, mas com tantas saídas acabam gastando mais do que o planejado. E para que isso não aconteça, acompanhe o mercado imobiliário e veja a sua casa antes de decidir o valor para o casamento.

Quando encontrar o imóvel ideal, você pode contar com as opções de crédito imobiliário da Novi e fazer uma simulação de financiamento, aqui. Assim você não irá pagar mais para realizar todos os seus sonhos.

O casamento representa o primeiro grande passo para uma vida conjunta. Não deixem que ele se torne uma grande dívida, comprometendo outros sonhos como a compra de um imóvel ou a chegada dos filhos.

Como casal, será fundamental que comecem com o pé direito também a vida financeira, entendendo quais são os investimentos importantes para os dois e como irão fazer para realizá-los.

Querem entender melhor como usar seu dinheiro de forma inteligente? Saibam mais sobre as opções de educação financeira oferecidas pela Novi Soluções. 

O que você gostaria de ler nos próximos textos? Escreva um comentário para que a gente possa saber a sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *