Mesmo com a queda de mais de 26% na venda de automóveis em 2016, não dá para negar que a compra de um carro continua sendo um dos maiores sonhos do brasileiro. Com a perspectiva de melhoria na economia a longo prazo, este é, inclusive, um desejo que volta para o planejamento financeiro de quem adiou a aquisição deste bem nos últimos meses.

Esse investimento está nos seus planos para este ano? Então confira neste artigo algumas dicas importantes para você escolher um carro que cabe no seu bolso!

Dicas para escolher um carro

Por mais que seja encarado por muitos como um sonho, a compra do carro exige um olhar mais atento para a realidade, necessitando de muito planejamento, seja pelo valor do investimento, seja pelos custos envolvidos na manutenção do veículo no futuro. Veja nossas dicas para acertar na sua escolha!

Conheça bem seu orçamento

Seja qual for a compra que deseja fazer, de uma calça a nova a um carro próprio, ela precisa estar de acordo com o seu orçamento. Portanto, nada de tomar decisões antes de saber exatamente como anda sua saúde financeira e quanto pode investir por mês em um novo automóvel.

Avalie as opções de consórcio e financiamento

Existem duas opções principais para a compra parcelada de um carro no mercado, o financiamento e o consórcio. Em um momento que ainda é de instabilidade econômica, porém, o consórcio tem sido a melhor opção, uma vez que não há incidência de taxas de juros – ou seja, o valor total a ser pago será inferior.

O consórcio é indicado, ainda, para quem não tem pressa em aguardar pela contemplação com a carta de crédito, que pode acontecer a qualquer sorteio mensal a partir da adesão. Desta forma, você terá mais tempo para escolher o modelo, a marca e até a cor do carro que cabe no seu bolso.

Defina as parcelas que cabem no seu bolso

Falando em parcelas que cabem no orçamento, no consórcio é possível optar pelo plano que oferece as melhores condições para pagamento, de forma que não se torne um investimento pesado para as suas contas pessoais.

Especialistas recomendam que no máximo 20% de sua renda mensal familiar seja destinada para este investimento. Portanto, se a renda é R$ 5 mil, o valor de sua parcela do consórcio deve ficar por volta de R$ 1 mil.

Considere opções da mesma categoria

Um erro comum na compra de um automóvel é se fixar naquele “carro dos sonhos”, sem avaliar as outras opções existentes no mercado. Não caia nesta armadilha, que pode levar você, inclusive, a pagar mais caro por menor qualidade. Avalie as principais opções disponíveis dentro da categoria que está considerando, inclusive fazendo test-drive.

Novo ou usado

Uma dúvida comum ao escolher um carro é decidir entre um novo ou usado. Para quem tem capacidade financeira, a opção mais segura é o zero quilômetro, já que não terá que se preocupar com o histórico do veículo.

Entretanto, para quem busca modelos mais equipados ou não consegue arcar com os custos de um carro novo, os seminovos podem ser a melhor alternativa.

Pense nos custos futuros

Não são pequenos os custos envolvidos na manutenção e no uso de um carro e, sem dúvidas, eles não devem ser ignorados por você. Nesta etapa inicial, avalie principalmente o valor estimado para o seguro e também o consumo de gasolina, que podem ser fator de decisão entre um ou outro modelo. Ainda, um ponto a ser considerado é o potencial de depreciação, principalmente para os veículos “da moda” ou com cores pouco atrativas para a revenda.

Desejo versus poder de compra

Com estas dicas para escolher um carro, é importante que você guie seu planejamento para realizar esta aquisição da forma mais realista possível, colocando seu poder de compra à frente daquilo que deseja. O carro dos seus sonhos deve ser aquele que cabe no seu bolso e, principalmente, que não o coloca em dívidas. Se ainda não for aquele modelo tão idealizado, não se preocupe, com organização financeira você chega lá no futuro!

Quer entender melhor como pode comprar um carro com a ajuda de um consórcio? Simule planos e parcelas com a Novi Soluções Financeiras!