Como gerar mais receita em tempos de crise?

Com a inflação cada vez maior, você provavelmente deve estar buscando formas de economizar ou de ganhar mais dinheiro para garantir a organização financeira, não é mesmo? Esta é a atitude certa a seguir para quem quer passar pela crise econômica sem contrair dívidas e, quem sabe, até garantir uma reserva caso uma situação indesejada aconteça. Para ajudá-lo, separamos neste artigo algumas dicas para ganhar mais dinheiro e poupar no dia a dia.

Ideias criativas para gerar receita

Para começar a ganhar dinheiro extra, não é preciso altos investimentos, nem mesmo um grande planejamento. O que você deve fazer é conhecer os seus gastos, suas habilidades e identificar onde pode ter redução de custos – afinal, economizar também é uma forma de gerar receita. Veja abaixo nossas dicas para garantir mais dinheiro na conta no final do mês:

1. Se desfazer do que não precisa

Este pode ser um bom momento para você se desfazer das coisas que não precisa mais. Em parte porque você ganha um dinheirinho não planejado, em parte porque com a crise econômica as pessoas estão mais interessadas em adquirir itens usados devido ao menor custo. Faça a limpeza nos armários e separe tudo que pode gerar valor para você. Além dos tradicionais brechós, é possível utilizar plataformas como OLX e Enjoei  para comercializar seus objetos. Mas lembre-se: eles devem estar em bom estado para que consiga vendê-los!

2. Compartilhar objetos

Já ouviu falar em economia compartilhada? Esta nova tendência orienta o compartilhamento de objetos de pouco uso, evitando o consumo desnecessário. Afinal, quem utiliza com frequência itens como furadeira ou barraca de camping, por exemplo? Evite fazer esse tipo de compra sem antes confirmar se pode pegar emprestado. Caso seus amigos e familiares não possam ajudá-lo, plataformas como a Tem Açúcar podem conectá-lo a pessoas em sua vizinhança interessadas em compartilhar.

Além de economizar, você também pode ganhar dinheiro com a economia compartilhada, alugando seu carro quando não estiver utilizando, por exemplo. Sites como o Pegcar anunciam seu automóvel para interessados em pegá-lo emprestado em troca de um valor diário.

3. Levar marmita para o trabalho

Levar comida para o trabalho pode impactar bastante seu orçamento. Não só na hora do almoço, mas também no café e em lanches. Faça a experiência por um mês e perceba a diferença no seu saldo bancário e em sua qualidade de vida.

4. Pegar ou oferecer carona

Para quem precisa ir de carro para o trabalhos todos os dias, os custos de fazer o trajeto sozinho tornam-se muito altos. Por isso, busque ou ofereça caronas para dividir gastos com combustível. Caso não tenha nenhum colega de empresa para compartilhar, ferramentas como a BlaBlaCar ou até mesmo o Uber na modalidade Pool podem auxiliar.

5. Trabalhar como freelancer

Utilizar suas habilidades profissionais para prestar serviços como freelancer também é uma ótima opção para aumentar a receita nas horas vagas. Existem oportunidades para programadores, designers, tradutores, redatores, designers, entre outras atividades. Saiba mais em plataformas como Workana e 99Freelas.

6. Fazer artesanato

Não, artesanato não é uma atividade fora de moda! As pessoas cada vez mais querem adquirir objetos criativos para as suas casas, na linha do DIY (abreviação para “faça você mesmo” em inglês). Para começar, procure por tutoriais no Pinterest e divulgue seu trabalho em sites de e-commerce como o Elo7. Uma boa oportunidade de colocar a mão na massa e ainda ganhar dinheiro!

Mais receita para organizar a vida financeira

Ao escolher atividades e práticas que irão ajudá-lo a economizar e gerar mais receita, é preciso lembrar de fazer também um planejamento que permita organizar a vida financeira. Aproveite a oportunidade e faça investimentos para o seu futuro, garantindo economias para emergências ou reserva para a sua aposentadoria.  Você poderá passar por este momento de crise sem dívidas e ainda dar um passo a mais para realizar seus sonhos!

Quer mais dicas de como utilizar seu dinheiro de forma inteligente? Conheça as opções de educação em finanças da Novi Soluções Financeiras. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *