Você está preparado financeiramente para imprevistos ou para a aposentadoria? Se for como a maioria dos brasileiros, provavelmente não. Segundo estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 57% da população não possui planejamento financeiro para quando parar de trabalhar.  O mesmo acontece para situações de emergência, como a perda do emprego: de acordo com o Serasa, 69% das pessoas não guardam dinheiro todo o mês.

Situações que, para muitos, parecem um futuro distante, entretanto, podem estar muito mais próximas do que se imagina, principalmente em um momento de instabilidade política e econômica. Procrastinar para começar a economizar pode significar não só diminuição do padrão de vida, mas também dívidas a pagar. Quer evitar que isso aconteça? É bom começar a se planejar!

Quanto tempo seu dinheiro vai durar?

O primeiro passo para estar prevenido e com dinheiro no bolso quando o futuro chegar, é entender quanto dinheiro precisa e quanto tempo ele deve durar – principalmente no caso da aposentadoria. Veja abaixo como calcular:
1. Estabeleça uma meta de renda mensal após a aposentadoria
Apesar de parecer difícil prever quanto seu dinheiro vai valer daqui alguns anos, pense um valor que possibilitaria uma vida confortável e alguma reserva para emergências. Não precisa ser exatamente seu salário atual, mas um número próximo disso.
2. Tenha uma previsão de tempo
É difícil saber por quanto tempo mais iremos viver, mas faça uma estimativa (que tal 95 anos?). Sabendo disso, calcule a diferença em relação à idade que pretende se aposentar. Este deve ser o tempo que seu dinheiro deve durar. Ou pretende deixar dívidas para seus filhos?
3. Analise o que já possui
Se já tem alguma reserva financeira, é fundamental que a separe em duas finalidades: emergências e aposentadoria. O valor para emergências é o primeiro que você deve ter acumulado. Para isso, tente ter pelo menos 6 meses de seu salário aplicado em alguma forma de investimento. Este valor será útil em caso de desemprego, doença ou outro tipo de imprevisto. O que sobrar, destine para a aposentadoria.
4. Conheça os rendimentos de seus investimentos
Para saber quanto precisa guardar por mês, será necessário conhecer os rendimentos das modalidades em que investe. O ideal é diversificar os investimentos e migrá-los sempre que perderem sua atratividade em relação às outras opções.
5. Descubra quanto precisa guardar por mês
Depois disso, conseguirá calcular quanto será necessário economizar por mês. Você pode se surpreender com o tempo que perdeu sem planejar sua aposentadoria! Apenas como exemplo, estima-se que guardando R$ 200,00 por mês a partir dos 21 anos, chegue-se aos 55 com uma renda mensal de R$ 1,6 mil para o resto da vida.
Como começar a economizar agora?

Sentiu como o futuro pode estar mais próximo do que se imagina? Sabendo disso, é fundamental criar um planejamento financeiro e começar a economizar todos os meses. Para que isso aconteça, possivelmente você tenha que fazer alguns sacrifícios, como diminuir o consumo, buscar alternativas para aumentar a renda ou, simplesmente, eliminar o supérfluo. Não se esqueça de conhecer bem as opções de investimento em que pode aplicar suas economias, as escolhas certas farão seu dinheiro render mais!

Quer ver mais dicas de como ter independência financeira na aposentadoria? Leia outro artigo do nosso blog sobre o tema!