Responda com sinceridade, o quanto você está se preparando para a aposentadoria? Se for como a maioria dos brasileiros, provavelmente não esteja fazendo nada a respeito, uma vez que 63% da população do país deixa de trabalhar recebendo apenas 1 salário mínimo pelo INSS, ou seja, R$ 880,00. A falta de planejamento ao longo da vida, faz com que essas pessoas tenham que diminuir o padrão de seu estilo de vida, contar com a ajuda de familiares ou até mesmo contrair dívidas em um momento que deveria ser de descanso e de tranquilidade.

Se você quer evitar que isso aconteça, precisa se preparar e fazer como os 6% da população que complementam o benefício pago pelo governo com alternativas, tais qual a previdência privada. Lembre-se que essa atitude não pode ser deixada para depois, mesmo parecendo tão distante: especialistas recomendam que se comece a poupar dinheiro todos os meses a partir dos 21 anos para ter na aposentadoria recursos suficientes para viver sem preocupações.

Alternativas para se aposentar com tranquilidade

Para ajudá-lo a planejar seus investimentos para a aposentadoria, separamos neste artigo algumas opções para você complementar o benefício pago pelo INSS. Antes de escolher algum, entretanto, calcule quanto tempo ainda pretende trabalhar e a renda que gostaria de ter mensalmente após aposentar-se. Isso irá determinar quanto precisa aplicar desde já para garantir o futuro almejado.

Previdência privada

Esta é a alternativa mais popular para a previdência social e também uma das mais recomendadas, por ser voltada para este fim específico. Para aqueles que não têm o hábito de poupar, ela é a melhor escolha, uma vez que há o compromisso de pagar as parcelas acordadas para este investimento. Existe ainda a possibilidade de aumentar a contribuição quando houver rendas extras, como o 13° salário ou bônus de final de ano. Quem investe neste tipo de produto, fica com seu dinheiro aplicado em um fundo e pode conversar com a corretora responsável para mudá-lo em caso de diminuição de rendimentos.

Renda Fixa

A renda fixa é uma opção de investimento oferecida por bancos, que pode ser uma boa escolha ao guardar dinheiro para a aposentadoria. Seus rendimentos são superiores ao da poupança e ela é igualmente segura em termos de riscos de investimento. Aqui, apenas deve-se ter o compromisso de guardar dinheiro regularmente.

Tesouro Direto

Tesouro Direto também é uma forma de investimento de baixo risco, ideal para juntar dinheiro para a aposentadoria. Este é um produto oferecido por bancos, em que você pode comprar títulos públicos do Tesouro Brasileiro em diferentes modalidades (indexados pela inflação, pela Taxa Selic ou por juros prefixados). Apesar de terem uma data estabelecida para resgate dos rendimentos, é possível renegociá-los a qualquer momento em caso de uma emergência financeira.

O que está faltando para economizar?

Após conhecer algumas alternativas à previdência social para se aposentar com tranquilidade financeira, está na hora de pensar o que o impede de começar a juntar dinheiro a partir de hoje. Por mais difícil que possa parecer guardar parte de seu salário todos os meses, este é um esforço que com certeza irá ter recompensas no futuro. Portanto, não perca tempo para organizar suas finanças, reduzir seus custos e escolher a opção de investimento ideal para seu perfil.

Quer entender melhor como organizar suas finanças para ter um futuro tranquilo? Conheça as opções em educação financeirada Novi Soluções Financeiras.