Desde o final de 2016, as discussões sobre a Reforma da Previdência Social estão acaloradas. De um lado, a importância de revisão para evitar a quebra do modelo, de outro a preocupação dos trabalhadores sobre a necessidade de trabalhar por mais tempo e ainda ter uma aposentadoria insuficiente para manter o padrão de vida.

De qualquer forma, toda essa movimentação em torno do tema pode ajudá-lo em um ponto muito importante: se preparar para uma aposentadoria com maior segurança financeira o quanto antes.

Para ajudá-lo, neste artigo vamos falar sobre alternativas à Previdência Social. Confira!

Opções para chegar à aposentadoria com independência financeira

Para entender a importância de poupar para a sua aposentadoria, independentemente das mudanças na Previdência Social, basta considerar que hoje apenas 4% dos brasileiros guardam dinheiro para aposentadoria. Com isso, muitos dos aposentados vivem sem independência financeira, dependendo da ajuda de amigos e familiares para poderem se sustentar. É isso que você deseja para o seu futuro? Então siga as dicas abaixo!

Eliminar as dívidas

Chegar à aposentadoria com dívidas é o pior que pode acontecer para o seu bolso, mesmo que sejam investimentos como o financiamento de um imóvel. Uma vez que você terá capital limitado e não estará mais trabalhando, destinar parte de sua renda para pagamentos de parcelas e juros pode se tornar uma verdadeira bola de neve. Planeje-se, portanto, para pensar em suas principais aquisições o quanto antes e, é claro, evite empréstimos sempre que for possível.

Investir em bens de alto valor

Adquirir bens de alto valor antes de parar de trabalhar é uma excelente forma de construir capital e, até mesmo, de garantir uma forma de renda passiva. Se tiver mais de um imóvel, por exemplo, pode ter um apenas para locação, utilizando o valor do aluguel como rendimento durante a aposentadoria. Vale lembrar, ainda, que bens como imóvel e veículo podem ser garantia para a modalidade mais barata de crédito disponível hoje no mercado, o refinanciamento – uma ótima maneira de fugir dos altos juros caso precise de um empréstimo.

Contratar um plano de Previdência Privada

Contratar um plano de Previdência Privada é a melhor alternativa para quem não tem disciplina para juntar dinheiro para aposentadoria. Isso porque você deposita mensalmente os valores definidos pelo plano que escolheu, que ficam aplicados em um fundo de investimento. Para isso, costuma-se pagar uma taxa de administração e é possível mudar o montante de aplicação caso ela se torne menos atrativa.

Aplicar suas economias

Mas, se você tem boa disciplina para juntar dinheiro de forma independente, vale a pena gerenciar seus próprios investimentos para a aposentadoria. É importante lembrar que estes valores devem ficar em aplicações diferentes de suas reservas para emergências ou para a compra de um carro, uma viagem ou qualquer outro plano. Escolha uma opção segura e de longo prazo e defina um valor mensal para guardar, de acordo com o que pretende ter em sua aposentadoria.

Preparar-se para o futuro que deseja

Para ter independência financeira na aposentadoria, é fundamental que você visualize essa situação futura, por mais distante que ela pareça estar. Pense na idade com a qual pretende parar de trabalhar, em quantos anos deve viver e qual o estilo de vida que pretende levar: mais simples ou aproveitando para ter novas experiências? Seja qual for sua escolha, é importante se organizar para que isso aconteça até lá!

Não procrastine suas economias

Depois de ler essas dicas, é muito importante que você comece a mudar seu comportamento, sem procrastinar suas economiaspara quando parar de trabalhar. O recomendado, inclusive, é poupar a partir das primeiras experiências profissionais. Um pouco menos hoje garantirá mais amanhã!

Quer entender como ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro? Conheça as opções de educação financeira da Novi Soluções Financeiras!